As vitaminas são de extrema importância ao metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, e a maioria dos animais não é capaz de produzi-las ou pelo menos não na quantidade que o organismo necessita.

Uma má alimentação não é capaz de suprir as necessidades do organismo desses micronutrientes, deixando o funcionamento do corpo comprometido, o que pode causar diversos desconfortos e doenças.

A carência de vitaminas do Complexo B é um exemplo disso, e pode acarretar muitas consequências danosas ao organismo, tais como:

– Alterações no aspecto da língua;

– Cansaço excessivo;

– Depressão;

– Diarreia;

– Distúrbios do sono;

– Dor de cabeça;

– Dormências nas pernas e pés;

– Irritabilidade em excesso;

– Náuseas;

– Perda de apetite;

– Tremores.

As vitaminas do Complexo B beneficiam a utilização de glicose, ácidos graxos e aminoácidos, além de serem essenciais para o sistema neurológico.

Nosso organismo não cria reservas dessas vitaminas, então é necessário consumir boas fontes delas todos os dias.

A ingestão de bebidas alcoólicas em grande quantidade e remédios a base de corticoide favorecem a deficiência desses micronutrientes.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

As vitaminas do complexo B são lipossolúveis e são dividas assim: B1, B2, B3, B5, B6 e B7, que possuem funções parecidas e precisam uma da outra para realizar suas funções; já a B12 e a B9, que não necessitam estar juntas para atuar.

VITAMINA B1

A vitamina B1, ou Tiamina, influencia no funcionamento do sistema nervoso.

A carência dessa vitamina pode acarretar dores musculares, transpiração noturna e dificuldades para realizar exercícios aeróbicos.

É importante consumir castanhas, avelã, aveia e uva (com casca) para repor essa vitamina.

VITAMINA B2

A ausência da vitamina B2, ou Riboflavina, pode acarretar dermatites na região do nariz e da boca, lesões no canto da boca e língua muito grossa e vermelha.

Pode ser encontrada principalmente no levedo de cerveja, amêndoas, soja, ovo cozido e folhas de beterraba.

VITAMINA B3

A deficiência da vitamina B3, ou Niacina, no organismo poderá provocar fadiga constante, glicose e colesterol alterados.

Inclua em sua dieta ovos, leite, frango, salmão e amendoim.

VITAMINA B5

A Vitamina B5, ou Ácido Pantotênico, influencia um pouco na aparência, então se a energia está baixa, o cabelo oleoso demais, a pele insiste em ter acne e a memória anda falhando, é possível que essa vitamina esteja em falta em seu organismo.

Para reverter esse quadro é importante consumir iogurte magro, abacate, levedo de cerveja, castanhas e semente de girassol.

VITAMINA B6

A vitamina B6, ou Piridoxina, é essencial para as mulheres, ela é responsável pelo metabolismo e pelo equilíbrio hormonal, especialmente durante a desagradável TPM.

Caso esteja mais nervosa, inchada e irritada que o normal, pode ser deficiência de vitamina B6.

Para aliviar os sintomas, aposte em alimentos como amêndoas, castanhas, couve-flor, banana e batata cozida com casca.

VITAMINA B7

A vitamina B7, ou Biotina, é a vitamina do cabelo, cabelos fracos, caindo, quebradiço ou sem brilho, pode ser um sinal da falta de vitamina B7 no organismo.

Inclua em sua alimentação ovos cozidos, amêndoas, castanhas, avelãs e amendoim.

VITAMINA B9

A vitamina B9, ou Ácido Fólico, é muito importante para gestantes ou mulheres que pretendem engravidar. Essa vitamina evita incômodos como sangramentos na gestação e ajuda a forma o tubo neural do bebê.

As futuras mamães devem consumir vegetais escuros, lentilha, feijão preto, laranja, quiabo e levedo de cerveja, que são excelentes fontes de ácido fólico.

VITAMINA B12

A vitamina B12, ou Cobalamina, ajuda a evitar deficiências neurológicas, por isso é importante à ingestão de alimentos ricos em vitamina B12.

É o caso principalmente dos produtos de origem animal, como o fígado, mariscos e salmão. Para os vegetarianos, os nutricionistas indicam as algas.

Caso exista a carência de desse complexo de vitaminas, ou a necessidade do aumento dos níveis no organismo é possível recorrer à suplementação alimentar.

Catalmedic desenvolveu especialmente para esse tipo de suplementação o Vitacard, um suplemento alimentar que apresenta em sua composição vitaminas do complexo B, e também Betaína, Zinco, Selênio e Cromo, que combinados em sua formulação auxiliam na manutenção dos níveis fisiológicos da homocisteína plasmática.

Vitacard - Catalmedic

Procure nossos produtos em um ponto de vendas próximo a você.

Quer saber mais sobre saúde e qualidade de vida? Continue acompanhando o nosso blog e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.